Archivo:Igreja Barqueiros Barcelos.JPG

Contenido de la página no disponible en otros idiomas.
De Wikipedia, la enciclopedia libre

Ver la imagen en su resolución original(1024 × 871 píxeles; tamaño de archivo: 102 kB; tipo MIME: image/jpeg)

ウィキメディア財団死ね

Resumen

Descripción

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades na freguesia de Barqueiros, Concelho de Barcelos. A tradição diz que João Veloso Miranda, nascido em 3 de fevereiro de 1700, e que a partir de 1738 usa o termo “Frei” ao tornar-se Cavaleiro da Ordem de Cristo (e daí o uso do termo “frei”, pois não era monge) que trouxera aquela devoção de Lisboa, do Palácio Nacional das Necessidades, atual sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e, então, propriedade dos padres oratórios.

Pois este barqueirense, após ter regressado da capital e já na sua terra natal é acometido de doença grave e, depois de curado pela intervenção daquela Santa, decidiu colocar a sua imagem num oratório junto da sua casa, em 1746. O milagre espalhou-se rapidamente pelas redondezas; a devoção expande-se com romeiros a chegarem de toda a parte norte; as esmolas são muitas…o que leva a aumentar o espaço: primeiro uma capela e depois o Santuário atual, que demorou 15 anos a construir e que entra em funcionamento com a colocação da imagem no seu interior, em 1762.

Em 1799, um devoto natural de S. Cosme, Gondomar, ofereceu o valor de uma junta de bois com a intenção de se fazer um altar de fora do Santuário para dele se ouvir a missa campal.

Em 1802 constroem-se as duas capelas laterais do Santuário, hoje inexistentes, pois foram demolidas em meados do século XX.

A 1 de Maio de 1920, o Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira Matos decretou a passagem da Matriz para o Santuário o que provocou situações de violência entre as Confrarias do Santíssimo e das Necessidades, conflito resolvido em 23 de Dezembro de 1930.

As armas da Casa de Baçar, de João Veloso Miranda, aparecem, também, numa casa em S. Salvador do Campo, noutra em Criaz, Apúlia, num jazigo do cemitério de Esposende e no interior do Santuário das Necessidades, local onde está enterrado o fundador do mesmo.

Foto de Jose Goncalves
Fecha 16 de julio de 2006 (fecha original de carga)
Fuente Originally from pt.wikipedia; description page is/was here.
Autor Original uploader was Joseolgon at pt.wikipedia
Permiso
(Reutilización de este archivo)
Released into the public domain (by the author).

Licencia

Esta imagen ha sido (por este medio) publicada en el dominio público por su autor, Joseolgon en el proyecto Wikimedia Commons. Esto se aplica mundialmente.

En caso de que no sea legalmente posible:
Joseolgon garantiza a todos el derecho de usar este trabajo para cualquier propósito, sin ninguna condición, excepto que dichas condiciones sean requeridas por ley.

Registro original de carga

(All user names refer to pt.wikipedia)

  • 2006-07-16 23:05 Joseolgon 1024×871×8 (104923 bytes) Igreja de Nossa Senhora das Necessidades na freguesia de Barqueiros, Concelho de Barcelos. Foto de Jose Goncalves

Leyendas

Añade una explicación corta acerca de lo que representa este archivo

Elementos representados en este archivo

representa a

Historial del archivo

Haz clic sobre una fecha y hora para ver el archivo tal como apareció en ese momento.

Fecha y horaMiniaturaDimensionesUsuarioComentario
actual11:35 19 may 2007Miniatura de la versión del 11:35 19 may 20071024 × 871 (102 kB)Lijealso{{Information |Description=Igreja de Nossa Senhora das Necessidades na freguesia de Barqueiros, Concelho de Barcelos. Foto de Jose Goncalves |Source=Originally from [http://pt.wikipedia.org pt.wikipedia]; description page is/was [http://pt.wikipedia.org/w

La siguiente página usa este archivo:

Uso global del archivo

Las wikis siguientes utilizan este archivo:

Metadatos